O gigante adormecido – #ChangeBrazil

As lendas contam a história de um gigante de terra adormecido, deitado eternamente em um berço esplêndido. Os bosques que cresciam em suas costas tinham mais vida do que todos os outros, nas margens plácidos dos seus rios cristalinos e montanhas douradas respladeciam ao sol da liberdade e seus raios fúlgidos. 

E sobre esse impávido colosso sentou-se pela primeira vez apenas um homem sobre uma cadeira feita do dourado das montanhas do titã adormecido, retirado contra a sua vontade. E sem que o gigante percebesse, mais homens se seguiram a eles, se multiplicando e criando ordens de hierarquia, mesmo que no fundo, apenas poucos deles detivessem seu poder. 

Suas montanhas se tornaram covas ocas de uma riqueza que deixou as costas do grande ser para nunca mais voltar, alimentando as bocas e luxos de outras pessoas em outros gigantes. As lindas flores nos risonhos lindos campos morreram e os bosques cheios de vida foram derrubados para fazer dinheiro e plantar uma riqueza temporária, um ouro de uma cor não natural. A fumaça da fábrica manchou o lábaro estrelado entrando nos pulmões do gigante, prendendo um grito de protesto em sua garganta. A tela de TV instalada pelos homens sobre ele o impediam de agir.

Um belo dia um ladrão desbravava o local até encontrar o bolso do gigante, onde ele guardava duas moedas preciosas. Quando sente que foram roubadas, ele abre seus olhos.

Tais moedas não eram mágicas. As duas moedas não foram o que o fez levantar. As duas moedas não trariam de volta tudo o que lhe fora tirado. Não consertariam todos os erros ou apagariam os abusos cometidos sobre as suas costas.

E então ele se levantou e com um brado retumbante anunciou ao mundo:

“O povo brasileiro acordou”. 

—– x ——— x ——–

Estamos vivendo um momento, senão ímpar, no mínimo diferente na história do nosso país. O povo finalmente se cansou de ficar assistindo ao mundo passar pela janela. Bem, já era tempo. 

Não me sinto em uma posição de julgar. Não acho ético da minha parte não ouvir as duas partes da história, embora talvez a outra parte nunca seja verdadeiramente justificada. 

Sobre a hashtag, assista à este vídeo. Ele tem legendas em português. Adira à campanha:

http://www.youtube.com/watch?v=AIBYEXLGdSg&feature=youtu.be

E aí? O que achou? Conta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s