NaNo-quê?!

Algumas pessoas são fãs de páscoa. Outros, das férias de Julho. As crianças esperam o ano inteiro pelo dia das crianças.  E ainda existem aqueles que se sentem preenchidos pela felicidade do Natal.

Pelo que eu espero o ano inteiro?

NaNoWriMo!

Mas o que é que é isso, moça?

É muito simples, amigo. Como no Natal, alguém com uma ótima ideia desceu à terra com um sonho sobre como o mundo devia ser.  Um grupo, na verdade. Esse grupo fez uma aposta: Que em um mês eles seriam capazes de escrever 50 000 palavras. Eles não conseguiram nada publicável, mas sentiram o nascimento de algo novo.

Decidiram desafiar, então, o mundo inteiro no mês de Novembro no Nacional Novel Writing Month. Em uma tradução literal: O Mês Nacional de Escrever Livros (embora o Nacional deva ser apenas para dar uma fonética).

50 000 palavras são aproximadamente 90 páginas. O que para um escritor, num período de trinta dias, seriam quase impossível em circunstâncias normais. Mas essas não são circunstâncias normais.

No dia 1 de Novembro, milhares de escritores ao redor do mundo se juntam com esse único objetivo através de um cadastro no site do NaNo. O processo é muito simples: Você escreve do jeito que quiser (computador, máquina de escrever, à mão, com sangue nas paredes) e valida as palavras no site. Elas não serão publicadas e nem ao menos salvas, de modo que ninguém vai ler se você não quiser que alguém leia. São simplesmente contadas e o número de palavras é creditada na sua conta. Se ao fim do mês você chegar às 50 000 palavras (50k) você ganhará… Bem, não é muito. Alguns poucos descontos em aplicativos úteis para escritores. Isso e a satisfação de saber que você escreveu grande parte de um livro em um período absurdamente curto.

Agora vamos à algumas perguntas que as pessoas fazem quando explico o que é o NaNo:

  • A palavras precisam ser diferentes? Tipo, precisam fazer sentido?

Olha, na verdade, não. Mas porque você escreveria 90 páginas com as palavras “abacaxi”? Não é melhor usar o objetivo para escrever algo mais útil, como um best-seller ou uma monografia?

  • Para conseguir  50k palavras no fim do mês, quantas preciso escrever por dia?

1667, o que é um número razoável. Dá entre meia página e uma página inteira.

  • Você não tem nada melhor para fazer?

Não.

  • Há algum tipo de orientação para novos escritores?

Há e não há. Existe o projeto NaNo para Jovens Escritores com um workbook bacana, mas é tudo em inglês. O NaNo em si oferece apenas pep talks, textos de escritores publicados para manter o povo animado. O objetivo aqui é a quantidade e não a qualidade. É desligar o monstrinho (o nosso editor interno) que diz que aquilo não presta e continuar em frente.

Dezembro é o mês de editar, então não se preocupe com a qualidade do seu texto de iniciante até lá. Só escreva como se não houvesse amanhã e procure ajuda depois.

PS.: No Brasil, nós temos uma ótima rede de suporte para escritores do NaNo, através de grupos no Facebook e chats disponíveis na região do Brasil no site do NaNo.

  • O site é inglês. Preciso escrever meu livro em inglês?

Não. O site é inglês apenas porque os desenvolvedores são americanos. Mas pessoas do mundo inteiro o usam. Além do mais, a validação só conta as palavras (conjunto de caracteres separados por espaços) de forma que você poderia escrever até em Alto Valiriano se quisesse.

  • É preciso ter uma ideia pronta?

É aconselhável. Já vi muita gente desistir no terceiro dia porque a história acabou por falta de planejamento.

  • Muita gente desiste?

Infelizmente, sim. O NaNo é um período de trinta dias de total abandono literário, para passar noites em claro, batalhar em wordwars e tentar ao máximo chegar ao número de palavras diárias. Não é para qualquer um.

  • É possível vencer?

Sim. É mais que possível. Eu já venci duas vezes.

 

Mais alguma dúvida? Deixe um comentário!

Espero postar logo mais dicas para ajudar a tornar o NaNo de quem quiser participar cada vez melhor!

http://nanowrimo.org/ –> Acho que vocês deviam entrar.

 

E aí? O que achou? Conta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s